terça-feira, 14 de outubro de 2008

Crescimento da igreja

M i r - maior igreja do Brasil


Qual é o grande dilema dos pastores e líderes da nossa geração? A resposta com certeza é a multiplicação e crescimento da igreja tanto em amadurecimento, quanto numericamente. O crescimento da igreja depende de muitos fatores, como o tempo de entrega de cada líder envolvido no ministério e a qualidade desse tempo, outro fator importante é a intimidade com Deus e saber se portar como um profeta (ouvir a voz de Deus e depois falar e/ou agir de acordo), quando nós ouvimos a voz de Deus e obedecemos, sabemos quais estratégias usar e como usá-las. Deus está disposto a falar e à fazer, a grande questão é: Nós estamos dispostos para o que Deus quer fazer e falar? Para multiplicarmos, precisamos estar no caminho certo, ser limpos e santos, precisamos entregar tudo que achamos que é nosso a Deus. Os líderes, quando querem multiplicar, começam a pedir a Deus estratégias e métodos de multiplicar. Mas é aí que Deus começa a curá-los e santificá-los, nesse processo tem muita dor e muito choro, porque nós líderes e pessoas normais não queremos abandonar algo que está conosco há muito tempo, esse algo pode ser o pecado ou uma parte do nosso caráter que não tem nada a ver com o que Deus nos deu. Como assim não queremos largar o pecado? Quando eu falo sobre nós, falo sobre alma, corpo e espírito, nossa alma cria raízes em certas coisas como pecado ou sentimento, que nos atrapalhará no crescimento e amadurecimento.

Após essa etapa de cura e santificação do líder, vem uma calmaria espiritual, onde nós nos achamos os super-cristãos e que nada nem ninguém pode nos parar, queremos fazer tudo na igreja e estamos cem por cento no primeiro amor. Mas quando essa calmaria começa a passar com problemas e situações constrangedoras, com ataques malignos e solidão. Nós pensamos que somos as piores pessoas que existem no mundo, que Deus não é o mesmo, que as pessoas não tem mais ''aquele brilho" e que nosso líder liga mais para outro liderado do que nós. Vêm a crise que TODO líder passa, surgem perguntas como: quem sou eu para liderar alguma coisa?, não tenho capacidade para isso e aquilo... Mas Deus está só esperando você tomar uma postura de líder e se erguer e confiar nEle, e saber que sem Ele nós realmente não somos nada e que Ele está sempre a disposição. É nesse momento que nós sabemos se somos lideres ou não, nossa atitude define o que somos: líder ou um rato.

A igreja que quer crescer precisa por uma coisa na cabeça de seus líderes: Deus está no controle e sabe as armas e as ferramentas a serem usadas e os momentos em que elas devem ser usadas.

A maior ferramenta para crescimento é a adoração, quando adoramos ouvimos a Deus e estamos todos na mesma freqüência. Por isso é essencial que a adoração seja feita por pessoas que tem intimidade com Deus, e que estão de acordo com o que a bíblia fala sobre adoradores. A adoração não está só no louvor, está na ministração da oferta e na entrega, está em cuidar do culto e orar por ele.

Em atos 9:31 fala que: ''a igreja estava em paz, e que se edificava e andava no temor do Senhor, e pelo encorajamento do Espírito Santo crescia em número''. O encorajamento de Deus vêm quando nós o tememos (diferente de medo, temer é entender a majestade de Deus e saber de sua autoridade, temer é ter nojo do pecado, porque Deus tem nojo do pecado). Quando nós como igreja tememos a Deus, ele nos multiplica automaticamente

Deus tem nos dado ferramentas muito boas para multiplicar e tem nos mostrado como nós devemos nos portar para multiplicarmos, basta entregarmos tudo o que temos a Deus, dedicar tempo e intimidade com Ele, nos santificarmos e ter posição de líder, tomar atitudes de líder, quando acharmos que não somos lideres, temer a Deus acima de tudo.

Espero que você ouça a voz de Deus no seu coração e que multiplique, não para o seu mérito, mas para o mérito de Deus e para a honra e a glória dEle

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, muito legal o blog e esse texto.

Amei, sempre que der vou voltar!!

Abraço

bibliagif disse...

vídeo no youtube DECEPCIONADO COM DEUS http://www.youtube.com/watch?v=alhCu7StV60

Abraços!