quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vivendo na Aliança





“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.” (Hebreus 8:10)

Quando Deus criou o mundo, o homem e todas as coisas fez tudo perfeito. Porém, a Bíblia diz que o primeiro Adão pecou e toda a humanidade com ele. A semente do pecado ficou na genética, no DNA, na forma biológica de ser gerado.

Jesus veio, o Último Adão e morreu pela humanidade. Toda semente de Jesus, na aliança com Ele, está restaurada, restituída, redimida. São filhos que receberam a vida porque saíram da morte.

Na aliança do primeiro Adão há morte. Na aliança do Último Adão, vida. Na aliança do primeiro Adão há maldição. Na aliança do Último Adão, bênçãos. Na aliança do primeiro Adão há derrotas. Na aliança do Último Adão, vitórias. Então há vida, bênçãos e vitórias contra morte, maldição e derrota. Quem está em Jesus, na Aliança Superior, está na vida, na bênção e na vitória. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)


A aliança do casamento

No casamento, por exemplo, a aliança é 100% boa, mas não podemos negar que existem situações que são complicadas. Mas o casamento é possível porque chamamos para dentro da aliança o cordão de três dobras. Jesus é o lado mais forte, Ele protege o lado mais frágil da aliança.

O lado forte da aliança ministra sobre nós um novo encorajamento e mostra que a aliança não se quebra quando uma das partes é mais forte e a outra mais frágil. A parte firme é legalidade sobre a frágil para garantir que a aliança não se dissolva.

Dentro da aliança do casamento, por exemplo, o correto de ser o cabeça é o marido e não a esposa. Obviamente, o marido é a parte mais forte do casamento, certo? Mas, o que vemos é que muitos não provam isso no dia-a-dia da aliança. Há maridos que quebram a segurança do casamento por não assumirem o que são: patriarcas, sacerdotes... Com isso, a parte mais frágil fica vulnerável.

Há muitas mulheres que, mesmo sendo a parte frágil da aliança, tornam-se a parte mais forte quando o homem perde a autoridade. Mulheres que têm-se mantido fiéis, verdadeiras sacerdotisas do Senhor. Estas possuem o respaldo de Deus para não permitir que a aliança se dissolva.

Na aliança, é imprescindível que haja a parte mais forte, a parte indesistível. É a parte mais forte da aliança que suporta e vence, que não permiti que haja rachaduras, que ministra ao fraco até fazê-lo forte. O importante é saber e reconhecer quem é a parte forte na aliança, dessa forma ninguém se confunde.


Aliança da Igreja

Na aliança entre Deus e a Igreja, Jesus é o lado mais forte. Ele diz que ainda que você seja infiel para com Ele, todavia Ele é Fiel.

A igreja é quem é por causa dEle. Jesus é o Senhor da Igreja. Talvez você esteja-se perguntando: Por que existem alguns desconfortos na Igreja, situações que são desfavoráveis para se testemunhar de Jesus?

Infelizmente a Igreja que sou eu e você, testemunha mal de Jesus, temos atitudes que não ficam bem. O que ocorre é que quando temos atitudes incompatíveis com o que ministramos e o mundo espera que sejamos de fato, a parte frágil começa a questionar o caráter da Igreja e, por que não dizer, o caráter de Cristo.

Por outro lado, não podemo-nos esquecer de que vivemos em um mundo imperfeito. Logo, quem não quiser conviver com problemas terá de pedir para morrer. Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que se tivéssemos bom ânimo venceríamos.


A aliança coopera para o nosso bem

Conta-se a história de um reino, onde o rei era muito intelectual. Ele conseguia resolver todos os problemas do reino, por isso era considerado impecável em toda a sua maneira de agir. Aparentemente era um rei justo, muito justo. Um dia ele foi caçar com um súdito, ao atirar, acertou o próprio dedo. Em desespero e indignado, começou a praguejar e culpar Deus. Reclamou porque Deus não o havia protegido.

O súdito chamou o rei e explicou que, segundo a Bíblia, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Então, perguntou ao rei se este possuía algum tipo de aliança com Deus. O rei afirmou que sim, mas que o fato de ter perdido o dedo era algo que colocava em xeque a aliança. O servo permaneceu na afirmativa de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

O rei estava inconformado e disse não estar interessado naquela verdade, diante do fato da perda do dedo. Ambos voltaram para o palácio e o rei indignado mandou prender o súdito, por tê-lo ofendido.

Muito tempo se passou, a mão do rei cicatrizou e ele foi caçar novamente, dessa vez, sozinho. Para sua surpresa, ele se deparou com índios canibais que o prenderam. Naquele momento o rei pensou que se estivesse com seu súdito, este o protegeria... O pajé da tribo determinou então que oferecessem o rei aos deuses e, em seguida, comessem a sua carne. Mas durante o ritual, o pajé percebeu que na mão do rei faltava um dedo. Na mesma hora mandou soltar o rei porque disse que os deuses não aceitariam uma presa mutilada.

O rei saiu livre, feliz pelo livramento que recebera. Naquele momento ele compreendeu que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Foi direto à prisão e, pessoalmente, soltou o súdito, pediu perdão e contou sobre tudo o que havia enfrentado em meio aos canibais. Depois questionou com o servo o motivo de Deus ter-lhe permitido ficar preso por tanto tempo. O servo sorriu e disse que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Disse ao rei que se estivesse com ele naquele momento, com certeza, teria sido oferecido aos deuses, pois este possuía todos os dedos.

Quando estamos em aliança não há prisão, mutilação, problemas que possam nos arrancar do propósito de Deus! TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS (Romanos 8:28). Porque estamos debaixo da aliança somos protegidos e recebemos livramentos.

http://www.mir12.com.br/

Nenhum comentário: